Deputado e comitiva lutam pela manutenção do Hospital Ernesto Maurício Arndt, em Morro Redondo



Dê sua nota!  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...


Foto: Divulgação

Em reunião na Secretaria Estadual de Saúde (SES), a comitiva de Morro Redondo constituída pelo prefeito Diocélio Jaeckel, o vice Velocino Leal, a secretária da saúde, os vereadores, os representantes do hospital, a coordenadoria regional de saúde e o deputado Luís Augusto Lara, estiveram discutindo a situação do Hospital Ernesto Maurício Arndt.

Com os repasses em atraso desde o mês de outubro, o Hospital passa por dificuldades financeiras. Conforme relatado pelo diretor da SES, Rogério Sele, não há perspectiva para que seja realizado o pagamento dos valores atrasados, que referem-se ao repasse mensal de R$ 42 mil do Convênio Porta de Entrada, valor que, segundo ele, deve ser cancelado no próximo contrato. Devido a essa situação e a escassez de recursos, os colaboradores da instituição encontram-se com salários atrasados, com ameaça de paralisar os serviços.

Sele afirmou ainda que Morro Redondo e outros 51 hospitais de pequeno porte passam pela mesma situação, e relatou que há a perspectiva de alteração no sistema de incentivos para essas instituições, visto que, atualmente, a contrapartida exigida pela SES requer um elevado investimento por parte dos hospitais para uma baixa taxa de ocupação.

Segundo o Deputado Lara, “a população e os gestores precisam saber nesse momento qual vai ser a situação do Hospital neste ano. Se haverá corte nesse incentivo, precisamos saber qual será o novo sistema para decidirmos o melhor caminho para a população. Quanto aos repasses atrasados, continuaremos buscando com o Governo a urgência na liberação destes recursos”.

*Durante a audiência o Prefeito foi acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Teko, pelo vereador Daniel Hermann, pela Secretária de Saúde e Assistência Social, Maria Augustina, representante do Hospital, Milton Hafele.

Redator: Assessoria de Imprensa